sábado, 4 de outubro de 2008

webquest sobre a água

Introdução

A superfície do nosso planeta é constituída por apenas 30% de terra firme. Os 70% restantes são água. Mas, nem toda essa enorme quantidade de água está disponível para uso humano, 97% encontra-se no mar, sendo os restantes 3% água doce. Destes 3%, apenas 0,6% é água doce superficial, sendo que pouco mais desta metade está disponível, nos lagos e rios, pelo que estes são de extrema importância para a sobrevivência de todos nós. Assim, e porque defender o meio ambiente é fundamental para a manutenção da saúde humana, é necessário estarem atentos a tudo o que se passa em nosso redor, no sentido da preservação do meio ambiente e da água em especial


Tarefa

Considerando que o enriquecimento do conhecimento aumenta o grau de sensibilização para a conservação deste precioso líquido que é a água, é vós proposta a seguinte tarefa: formar grupos de dois elementos que vão trabalhar o tema da água. Os grupos devem procurar responder às seguintes questões:

· O que é a água?

· Quais são as características da água?

· Como é o percurso seguido pela água?

· A quantidade de água que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado?

· Como chega a água à nossa torneira?

· Porque razão é tanto importante para o Homem?

· Como tratamos as águas residuais?

· Quais são as principais fontes de poluição e as suas consequências?

· Quais são os cuidados que devemos ter, para não estragarmos a água?


Processo

O grupo de trabalho deverá organizar-se de forma a realizar a tarefa no prazo máximo de duas semanas. Como sugestão é proposto ao grupo o seguinte esquema de trabalho: consulta de informação e resumo da informação (aproximadamente uma semana) e o tempo restante resposta às perguntas. As perguntas devem ser respondidadas através do espaço de comentário do blog.



Recursos

Devem consultar os seguintes links:

· O que é a água.

· Propriedades características da água.

· Ciclo da água 1.

· Ciclo da água 2.

· Quantidade de água que existe no planeta

· Como obtemos a água.

· Porque razão é tanto importante a água.

· Etapas da água.

· Principais fontes de poluição e suas consequências.

· Como poupar água.


Avaliação

O grupo de trabalho de trabalho deve responder de forma compreensível e legivel para o leitor, permitindo a correcta transmissão da mensagem.



Conclusão

Ao concluirem o vosso trabalho esperamos que compreendão a importância da água na vida de todos os seres vivos, a necessidade e vantagens do uso racional desse líquido precioso. As soluções encontradas para combater o desperdício deverão se tornar atitudes constantes na vida de cada um.

(…) X. A água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. (…)

In Carta Europeia da Água, proclamada pelo Conselho da Europa em Maio de 1968

13 comentários:

Anónimo disse...

Resposta 1: A agua é necessaria para nós bebermos

Anónimo disse...

Resposta 1
A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O.
Resposta 2


A água pura apresenta diversas propriedades bem características :

incolor (não tem cor)
inodora (não tem cheiro)
insípida (não tem sabor)

Quando se adiciona à água, por exemplo, o açúcar ou o sal, verificamos que estes se "desfazem" completamente na água, deixando de se verem. Este fenómeno designa-se por dissolução e a combinação obtida é uma solução. Neste caso as substâncias dizem-se solúveis.

Resposta 3

O ciclo da água é composto por:

Evaporação - por aquecimento provocado pelo Sol, a camada superficial da água dos oceanos, dos rios, dos lagos., evapora-se, isto é, passa lentamente do estado líquido a vapor de água. Também as plantas e os animais libertam vapor de água e todo este vapor sobe na atmosfera.

Formação das nuvens - esta subida na atmosfera provoca o arrefecimento do vapor, que assim passa novamente ao estado líquido. As pequiníssimas gotinhas de água resultantes da condensação do vapor de água formam as nuvens.

Precipitação - as nuvens são transportadas pelos ventos e podem originar a chuva. Nas regiões mais frias, as gotinhas de água podem passar ao estado sólido, formando o granizo ou neve, que cai sobre a superfície terrestre. A água das chuvas que cai no solo pode sofrer três fenómenos: parte volta a evaporar-se, outra parte escorre à superfície formando as águas de escorrência e dirige-se para os lagos, rios e oceanos e a restante infiltra-se no solo, formando as águas subterrâneas. Estas águas voltam à superfície através de poços, de furos e nascentes. Parte da água, durante o trajecto, é utilizada pelos seres vivos. A outra parte da precipitação cai no mar, nos rios, nos lagos e volta a evaporar-se.


Resposta 4

A quantidade de água que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado e que existirá no futuro. Por isso se diz que a água circula na natureza, no chamado Ciclo da Água.

Resposta 5




Resposta 6

Todos os seres vivos têm na sua constituição uma determinada quantidade de água que varia de espécie para espécie. Ela é a substância que existe em maior quantidade no organismo.
Por exemplo, as medusas, são constituídas por quase 99,99% de água. No nosso corpo bem como nos restantes mamíferos, esta percentagem é muito inferior, atingindo até 70%, uma vez que varia de acordo com o tecido (é mais abundante no sangue e outros humores e menos nos ossos).
A água é indispensável aos seres vivos , pois tem uma papel fundamental em muitas das funções que ocorrem nos seus organismos.
No caso do homem, a utilização da água está presente num grande número de actividades.

A agricultura é um sector que utiliza grandes quantidades de água. Muitos produtos usados na agricultura como fertilizantes químicos e pesticidas, são arrastados pelas águas das chuvas, ou infiltram-se no solo, aumentando a poluição da água.
As indústrias também utilizam grandes quantidades de água. Muitas vezes deitam para os rios, águas com restos de produtos químicos que provocam a poluição da água. Nos países mais desenvolvidos, o tratamento da água é obrigatório e fiscalizado.
A água também é usado como meio de transporte de pessoas e produtos. Um dos produtos transportados por mar é o petróleo que causa grandes problemas quando há algum acidente com os barcos petroleiros.
Ó consumo doméstico da água é também importante especialmente nos países desenvolvidos.


Utilização doméstica da água, por agregado familiar,
num país desenvolvido.

A água que sai pelos esgotos urbanos leva uma grande quantidade de dejectos - urina e fezes - e de detergentes, despejando-os em rios ou mares, o que contribui para a poluição da água.


Resposta 7

Poluição - O que é?

Diferentes tipos de poluição (principais fontes, consequências e formas de a evitar):

Poluição da água

Poluição atmosférica

Poluição do solo

Resposta 8

Site:

http://www.inag.pt/inag2004/port/divulga/pdf/Poupehojeparateramanha.pdf

Anónimo disse...

O que é a água?
R: A água é um essencial para a vida .

Quais são as características da água?
R: As catacterísticas da água são: Incolor, inodora e insipida.

Como é o percurso seguido pela água?
R: Chove cai água para os mares o sol evapora a água formam-se nuvens e chove novamente

A quantidade de água que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado?
R: Não.

Como chega a água à nossa torneira?
R: Drenagem: Recolha das águas.
Elevação: Elevação das águas
com finalidade de vencer barreiras.
Tratamento: Correção das características físicas e biológicas

Anónimo disse...

pergunta-2:

Na Natureza, a água pode apresentar-se nos estados líquido e gasoso.
A água dos oceanos, dos mares, dos rios, das águas subterrâneas, da chuva, do orvalho e das nuvens encontra-se no estado líquido.
A água da neve, do granizo e do gelo encontra-se no estado sólido.
A água sob a forma de vapor de água é invisível e encontra-se no estado gasoso. Grande parte do vapor de água encontra-se na atmosfera.

Anónimo disse...

R 1:
A água é um líquido que é essencial na vida de qualquer ser vivo e sem ela nao pode-mos viver.

R 2:
As caracteristicas da agua sao incolor, inodora,insipida.

R 3:
A agua circula entre o mar, a atmosfera e a terra, num ciclo denominado ciclo da agua ou ciclo hidrólógico.

R 4:
A quantidade da agua que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado que existirá no futuro.

R 5:
Captaçao, elevaçao, tratamento, aduçao,armazenamento e distribuiçao

Anónimo disse...

R6: a água é muito importante porque é essencial para o bom funcionamento do corpo humano e para todos os seres vivos existentes na Terra. Com a água nós saciamos a sede, tomamos banho, podemos fazer a lida doméstica, regar as plantas e até serve de habitat de muitos animais que vivem nos mares.

Anónimo disse...

1-pergunta:
Pode até parecer um pouco ilógico fazer esta pergunta, mas o que é a água? Já todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infindáveis momentos da nossa vida.

Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O.

Sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70% da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água.

Os oceanos, os mares, os polos, a neve, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Calcula-se que o seu volume total ascenda aos 1,42 bilhões de km3, sendo a grande maioria (95,1%) distribuída pelas águas salgadas dos mares e oceanos. Os 4,9% restantes representam a água doce, que por sua vez está distribuída entre as zonas polares, que abarcam 97% desse precioso volume e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km3. Assim, 99,9% das águas do nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

2-pergunta:
A água pura apresenta diversas propriedades bem características :

incolor (não tem cor)
inodora (não tem cheiro)
insípida (não tem sabor)

Quando se adiciona à água, por exemplo, o açúcar ou o sal, verificamos que estes se "desfazem" completamente na água, deixando de se verem. Este fenómeno designa-se por dissolução e a combinação obtida é uma solução. Neste caso as substâncias dizem-se solúveis.
Numa solução, a substância que se dissolve chama-se soluto e o líquido em que esta se dissolve é o solvente.
Apesar de a água ser um bom solvente há substâncias, como por exemplo o azeite, que não se dissolvem nela, pelo que se designam por substâncias insolúveis.

Na natureza não existe água pura. A água da chuva; a água fresca de um poço; a água límpida do regato; a água do mar onde tantos peixes vivem - toda esta água não é pura. Mas pode ser ou não ser própria para consumo. A água própria para consumo chama-se água potável. A água salobra é imprópria para beber por ter grande quantidade de substâncias dissolvidas.
A água inquinada tem micróbios que causam doenças.

3-pergunta:O Ciclo da Água
A quantidade de água que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado e que existirá no futuro. Por isso se diz que a água circula na natureza, no chamado Ciclo da Água.

Coordenação de Maria Carlos Reis



A quantidade de água que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado e que existirá no futuro .

O homem levou séculos para descobrir que a natureza originou um ciclo contínuo das águas. A água circula entre o mar, a atmosfera e a terra, num ciclo denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Durante este proceso, alguma água passa através dos seres vivos.

Este ciclo pode ser decomposto em vários fenómenos:

Este ciclo pode ser decomposto em vários fenómenos:

Evaporação - por aquecimento provocado pelo Sol, a camada superficial da água dos oceanos, dos rios, dos lagos., evapora-se, isto é, passa lentamente do estado líquido a vapor de água. Também as plantas e os animais libertam vapor de água e todo este vapor sobe na atmosfera.

Formação das nuvens - esta subida na atmosfera provoca o arrefecimento do vapor, que assim passa novamente ao estado líquido. As pequiníssimas gotinhas de água resultantes da condensação do vapor de água formam as nuvens.

Precipitação - as nuvens são transportadas pelos ventos e podem originar a chuva. Nas regiões mais frias, as gotinhas de água podem passar ao estado sólido, formando o granizo ou neve, que cai sobre a superfície terrestre. A água das chuvas que cai no solo pode sofrer três fenómenos: parte volta a evaporar-se, outra parte escorre à superfície formando as águas de escorrência e dirige-se para os lagos, rios e oceanos e a restante infiltra-se no solo, formando as águas subterrâneas. Estas águas voltam à superfície através de poços, de furos e nascentes. Parte da água, durante o trajecto, é utilizada pelos seres vivos. A outra parte da precipitação cai no mar, nos rios, nos lagos e volta a evaporar-se.


Assim percebes que a água apenas muda de estado e passa de um lugar para o outro. Por isso a água do nosso banho de ontem pode ser a mesma que passou no Rio Sena, em França, o mês passado.


Acredita-se mesmo que a quantidade actual de água seja praticamente a mesma de há 3 biliões de anos.

4-pergunta:
Todos os seres vivos têm na sua constituição uma determinada quantidade de água que varia de espécie para espécie. Ela é a substância que existe em maior quantidade no organismo.
Por exemplo, as medusas, são constituídas por quase 99,99% de água. No nosso corpo bem como nos restantes mamíferos, esta percentagem é muito inferior, atingindo até 70%, uma vez que varia de acordo com o tecido (é mais abundante no sangue e outros humores e menos nos ossos).
A água é indispensável aos seres vivos , pois tem uma papel fundamental em muitas das funções que ocorrem nos seus organismos.
No caso do homem, a utilização da água está presente num grande número de actividades.

A agricultura é um sector que utiliza grandes quantidades de água. Muitos produtos usados na agricultura como fertilizantes químicos e pesticidas, são arrastados pelas águas das chuvas, ou infiltram-se no solo, aumentando a poluição da água.
As indústrias também utilizam grandes quantidades de água. Muitas vezes deitam para os rios, águas com restos de produtos químicos que provocam a poluição da água. Nos países mais desenvolvidos, o tratamento da água é obrigatório e fiscalizado.
A água também é usado como meio de transporte de pessoas e produtos. Um dos produtos transportados por mar é o petróleo que causa grandes problemas quando há algum acidente com os barcos petroleiros.
Ó consumo doméstico da água é também importante especialmente nos países desenvolvidos.

Anónimo disse...

Como chega a água à nossa torneira?
R:

Porque razão é tanto importante para o Homem?
R: Porque sem água não conseguiamos viver.

Como tratamos as águas residuais?
R: DRENAGEM: Recolha das águas residuais produzidas
ELEVAÇÃO: Elevação das águas residuais com finalidade de vencer barreiras orográficas ou assegurar o tranporte de regime gravitico.
TRATAMENTO: Correção das características físicas químicas e biológicas tendo em consideração as características do meio receptor.

Quais são as principais fontes de poluição e as suas consequências?
R: As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água. A indústria, da agricultura e das actividades domésticas

Quais são os cuidados que devemos ter, para não estragarmos a água?
R: Reutilize a água que puder. Mesmo depois de chover as consequências da seca vão continuar-se a fazer-se sentir.

Anónimo disse...

R 6:
A agua é importante para o homem porque a utilizamos para a higiene pessoal , para nos alimentarmos, etc.

R 7:
As aguas residuais para serem tratadas passam pela drenagem, elevaçao, tratamento, fase líquida e depois vai para o seu destino final.

R 8:
As principais fontes de poluiçao dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água e as suas consequencias é o mau estar das pessoas, etc.

R 9:
Se uma torneira estiver a pingar, feche-a bem, se estiver avariada, mande logo conserta-la.Se o autoclismo estiver a perder água, mande logo arranja-lo.

Anónimo disse...

A quantidade de água que existe na Terra hoje é a mesma que existia no passado?

R:
O homem levou séculos para descobrir que a natureza originou um ciclo contínuo das águas. A água circula entre o mar, a terra, num ciclo denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico.
A quantidade actual de água é praticamente a mesma de há 3 biliões de anos.
A qualidade da água
Nem toda a água que existe na natureza é própria para consumo. Mas não te preocupes, porque existem processos de tratamento da água, que garantem que a água que chega a tua casa seja potável

Anónimo disse...

R10: Podemos poupar água de muitas maneiras , como por exemplo : não deixar a torneira aberta enquanto estamos a escovar os dentes , não deixar sempre a água a correr no banho e entre muitas outras maneiras de a poupar.

Anónimo disse...

porque se náo tratarmos podemos morrer

Anónimo disse...

As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água - águas superficiais e subterrâneas, são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não bio-degradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios. Tornam a água imprópria para abastecimento público e põe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros e lagos