domingo, 9 de novembro de 2008

Reciclar é preciso...

A reciclagem é o termo genérico utilizado para designar o reaproveitamento dos materiais usados, como matéria-prima de novos produtos. Muitos materiais podem ser reciclados como por exemplo o papel, vidro, metal e o plástico.

A palavra reciclagem difundiu-se nos meios de comunicação a partir do final da década de 1980, quando se constatou que o petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam em vias de esgotamento, e que havia falta de espaço para a deposição de lixo e de outros detritos na Natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Com a colaboração dos consumidores, o processo da reciclagem pode tornar-se muito mais fácil. A reciclagem dos materiais é muito importante, não apenas para diminuir o lixo acumulado, como também para poupar a natureza da extracção inesgotável de recursos.

A política dos 3R

Reduzir
Podes cortar no lixo antes de comprares qualquer coisa. Por exemplo, quando estás a escolher um artigo na loja, pensa calmamente acerca daquilo que vais ser capaz de reutilizar ou reciclar e aquilo que vais ter de deitar no lixo. Reduzir significa deitar fora menos.


Reutilizar

Um livro que acabaste de ler, um saco de plástico, uma caixa de queijo, um brinquedo velho, uma camisola em que já não cabes – nenhuma destas coisas tem de ser deitada fora. Podes mantê-las fora dos aterros ou reutilizando-as tu próprio, ou passando-as a alguém que as possa reutilizar. Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam deitadas fora e utilizá-las de novo.

Reciclar
Claro que há algumas coisas que não podes reutilizar, tais como latas de alumínio vazias ou a lista telefónica do ano passado. Mas os materiais de que elas são feitas podem ser utilizados uma e outra vez através da reciclagem.


Quais são as vantagens da reciclagem e de que forma é possível fazer a reciclagem dos materiais?

4 comentários:

Anónimo disse...

As vantagens da reciclagem são: podemos vir a ter um mundo melhor , não havendo lixo no chão ; se reciclarmos poupa-mos muito mais trabalho de industria em fazerem coisas novas , etc.

Anónimo disse...

Reciclando, criam-se novos objectos a partir dos materiais das embalagens usadas, que podem ou não ser transformadas, de novo, em embalagens.


Com a introdução de matéria-prima reciclada em matéria-prima virgem (ou não, como é o caso do vidro), deixamos de ter "lixo" e voltamos a ter matéria-prima, o que promove a protecção ambiental.




Chama-se a isto "valorização do lixo".
A valorização é o conjunto de métodos usados para dar um novo valor aos resíduos criados pelo Homem.

Rui Nogueira
7ºG Nº9

Anónimo disse...

As vantagens da reciclagem são:
Podemos REDUZIR lixo reciclando nos ECOPONTO (Amarelo- para as embalagens;Verde - para os vidros; e o Azul - para o papel/cartão)
assim podemos colaborar/ajudar na limpeza das ruas ou das cidades
e não manter o mares sujos.
É tudo que eu posso dizer sobre o que podemos fazer para contribuir na reciclagem.




Marcio Silva
7ºG nº4

Anónimo disse...

A reciclagemProduzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais. Essa é uma nova postura na sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados. Jogar os restos no lixo já não é mais solução, pois o preço para se desfazer do lixo é alto e há também um grande custo social na manutenção de lixões.

Atualmente, existem vários artesãos trabalhando com esta técnica em pequenas oficinas caseiras. Eles produzem papéis muito diferentes, interessantes e personalizados. Também fazem objetos decorativos e utilitários.
:é muito importam